São Luís se transformará na cidade do livro e da leitura
A Prefeitura abre nesta sexta-feira (25) a 5ª edição da Feira do Livro de São Luís. A cerimônia acontecerá na Praça Maria Aragão, às 19 horas, e contará com a presença do patrono José Chagas, e dos homenageados o teatrólogo Aldo Leite e a professora e escritora Sônia Almeida.
Serão dez dias de intensas atividades literárias e culturais ancoradas pelo tema “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”. O evento é realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func) e co-realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA).
A programação conta com cerca de 300 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes, programações especiais para o público infantil e juvenil, programação artístico-literária com performances poéticas e musicais, e espetáculos teatrais.
Entre os convidados, destacam-se Casemiro Medeiros (CE), Evelyn Klingerman (RJ), Roseana Murray (RJ), Adriana Barbosa (SP), Mário Prata (SP), Andrey Santos (DF), Maria Custódia Wolney (DF), Francine Cruz (PR), Kátia de Azevedo (DF), Luzilá Gonçalves (PE), Alexandre Azevedo (SP), Alberto Bezerra (AM) e Bartolomeu Queiros (BH).
No espaço de comercialização de livros, cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais.
Segundo a organização do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os 10 dias de programação. E, a expectativa é receber um público visitante de aproximadamente 250 mil pessoas entre estudantes, educadores, universitários e público em geral.
“A Feira, além de ótima opção para o entretenimento e o lazer, apresenta-se como oportuna ferramenta para empreender em conjunto: sociedade civil, poder público e privado, numa ação transformadora na vida cultural da nossa cidade. Além disso, ela promove ocupação e geração de renda para centenas de pessoas que formam as cadeias produtivas envolvidas na realização do evento”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.
A estrutura do evento ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², onde cerca de 20 espaços estão instalados, entre eles os auditórios José Chagas e Aldo Leite, o Café Literário, o Espaço Jovem, a Casa do Escritor, o Espaço Criança, o CineSesc, o Teatro Reynaldo Faray, além de estandes, salas, tendas e auditórios climatizados.
A 5ª Feira do Livro de São Luís estará aberta ao púbico até o dia 04 de dezembro, sempre das 14h às 22h.
A Feira - a Feira do Livro de São Luís foi criada pela Lei Municipal nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005 para ser empreendida da Func. O objetivo do evento é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura.
Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário